Hoje em dia, sabemos que gin dá com tudo. A solo com umas rodelas de pepino, uma água tónica a acompanhar ou no teu cocktail favorito, uma coisa é certa: todos dizem “sim” ao gin! O percurso desta tão afamada bebida até ao nosso copo foi uma grande aventura - e nós estamos aqui para te contar tudo.

Até ao século XIV, as únicas bebidas consumidas eram o vinho e a cerveja, conhecidas, na altura, pelo baixo teor de álcool. Foi a partir desta época que surgiu a destilação moderna, apresentando ao mundo a chamada “água da vida”, exclusivamente produzida e vendida à indústria farmacêutica até ao século XVI.

Entre guerras e alianças, amores e desamores pelos vários Impérios, na guerra dos 30 anos (para os mais curiosos, de 1618 a 1648) descobriu-se o que dava aos soldados a agora conhecida “coragem líquida”, na altura dutch courage (coragem holandesa). E só podia ser uma coisa: o gin.

Os anos foram passando e a paixão pela destilação do zimbro era uma ajuda preciosa para a Inglaterra aguentar o peso de ser a capital financeira do mundo - pelo menos até ao século XVIII, onde tudo mudou. Porquê? Porque a 29 de setembro de 1736 o povo inglês insurgiu-se contra a monarquia britânica. Tudo devido ao protagonista deste artigo. 

Passamos a explicar: o consumo de gin no país era excessivo e uma forte ameaça à saúde pública, tendo-se até comparado a bebida a uma droga. A Inglaterra estava a viver o gin craze, e o Parlamento criou os Gin Acts, leis que combatiam o consumo da bebida. Assim que a população se apercebeu do ‘corte’ que o gin teria nas suas vidas, decidiu organizar um motim.

Apenas com 5 dias de antecedência, o povo uniu-se para recuperar o consumo livre da sua bebida favorita. "No gin, no king" eram as palavras de ordem e tudo parecia estar alinhado para a queda da monarquia britânica. Reforçamos: parecia.

Para apoiar a causa, todos os donos de bares e tabernas decidiram oferecer gin à população na madrugada da rebelião. Quando chegou a hora H, ninguém estava em condições de agir (nota futura: não beber demais antes de iniciar uma revolução).

Mas não é com um final trágico que iremos terminar este texto. As autoridades britânicas foram aliviando as regras até às que conhecemos hoje - onde podemos encomendar a nossa garrafa favorita de Dry London, Plymouth ou Jenever para nossa casa em apenas 60 minutos. SW!G it!  

Subscreve a nossa newsletter

Ao subscreveres estás a aceitar a nossapolítica de privacidade.